A preservação da diversidade das abelhas deve ser de interesse de toda a sociedade. As abelhas tem sua importância desde o surgimento das primeiras plantas com flores e continua cada vez maior, pelo papel que desempenham na produção dos alimentos, para atender uma sociedade com cada vez mais pessoas a consumir alimentos.
No inicio sua importância era baseada na auxilio da perpetuação das espécies vegetais, permitindo a sua frutificação e produção de alimentos para os demais componentes da fauna. Também sua contribuição foi importante para o surgimento de novas variedades de dentro das espécies.
Eram elas que através da coleta de pólen de planta em planta promoveram os cruzamentos dentro das espécies, fazendo surgir a partir disto plantas com características diferentes. Assim como na produção do mel, adoçante natural, que esta sendo usado pelo homem deste a antiguidade e os demais produtos produzidos na colmeia, como o pólen, cera e própolis.
Com a ocupação do espaço regional pelo homem, este equilíbrio foi quebrado, e a presença das abelhas ficou cada vez mais difícil. Primeiro pelo suprimento da vegetação existente, eliminando locais de moradia e fontes de alimento através do fogo, revolvimento do solo, desconhecendo desta forma, o papel que as abelhas tinham a cumprir em um espaço geográfico. Mais recentemente a agressividade e o uso indiscriminado de agrotóxicos foram as causas que prejudicaram em muito a sobrevivência delas.
Hoje movimentos se formam na sociedade na defesa das abelhas e vendo com clareza o papel delas. Sem abelhas vamos ter cada vez menos alimentos e cada vez menos diversidade de alimentos. Muitas culturas como maçã, kiwi, pêssego, pera, melancia, pepino, abacate, café, frutas cítricas, e mesmo culturas como a soja, canola, girassol dentro muitas outras tem sua produção dependente do trabalho de polinização das abelhas em maior ou menor grau.
Portanto sem elas, muitas espécies de plantas hoje não existiriam mais, e muito dos nossos alimentos também não seriam produzidos ou seriam produzidos em escala muito menor, inviabilizando sua produção.
Por isto é fundamental que todos nos preocupamos pela perpetuação e preservação das abelhas, seja as com ou as sem ferrão, pois sua importância é demonstrada a cada dia e no nosso dia a dia na mesa.
Em colaboração com Paulo F. Conrad – Engenheiro Agrônomo